O que imediatamente nos assoma na percepção destas imagens de desenho tão claro e limpo, é a estranheza dos lugares, espaços estáticos, varridos por uma qualquer, mas muito pródiga fonte de luz. Há nelas aquele tecnicismo isento e geométrico que vemos nos croquis de urbanismo e onde a rara presença humana parece colocada para nos ceder o cânon da dimensão. As linhas e os volumes sugeridos constroem sítios que evoluem como maquetes, – arcadas, arcos, portas e átrios destacam-se das estruturas, abrem entradas e passagens, recortam-se no céu suficientemente claro para os contornar. Há, naturalmente, um motivo forte de modernismo, mais, de essencialismo, onde as sombras são personagem – e a sua actualização fantasmática até se insinua na desfocagem. O centro da imaginação fotográfica não cabe aqui, as imagens não fixaram efemérides do acontecer. Um primeiro olhar reorganiza o sistema de formas de acordo com o enquadramento; depois os detalhes tornam-se afirmativos e tendem a reorganizar a composição. Compreendemos então que mais do que uma perspectiva urbanística, o que temos nas imagens é um olhar puramente fotográfico e muito contemporâneo que vê o mundo como uma sucessão de cenários. É um olhar intemporal, deliberadamente estético e reestruturador de fragmentos – esses fragmentos com que, cada vez mais, percepcionamos o que nos rodeia porque os fotógrafos assim o inventaram para nós. A luz sugere outros volumes, traça caminhos, sempre reutilizada como elemento, mas entendemos ao olhar aquele tríptico que elimina a composição pelo enquadramento sucessivo, que estas imagens que instauram a calmaria das sensações, também apontam para a fragilidade do próprio olhar. É nestas fragilidades que se insinua a pulsão estética. / Ce qui nous frappe immédiatement dans la perception de ces images au dessin si lumineux, si pur, c’est l’étrangeté des lieux, espaces immobiles, balayés par une source de lumière indéfinie mais prodigieusement généreuse. Il y a dans ces images le technicisme impartial et géométrique que nous voyons dans les croquis d’urbanisme où la présence humaine, rare, semble avoir pour fonction de nous donner l’échelle de mesure . Les lignes et les volumes suggérés construisent des sites qui fonctionnent comme des maquettes,- arcades, arcs, portes et atriums se détachent des structures, ouvrent des entrées et des passages, se découpent sur un ciel suffisamment clair pour leur donner un contour. Il y a, évidemment, une forte intention de modernisme et plus encore d’essentialisme, où les ombres sont personnages- et son actualisation fantasmatique s’insinue jusque dans le flou volontaire: le coeur de la création photographique n’a pas de place ici, les images n’ont pas fixé les éphémérides des évènements. Un premier regard organise le système des formes en accord avec le cadrage; puis les détails s’affirment et tendent à réorganiser la composition. Nous comprenons alors que, bien plus qu’une vision d’urbaniste, ce que nous avons dans ces images, c’est un regard purement photographique et très contemporain qui voit le monde comme une succession de décors. C’est un regard intemporel, délibérément esthétique et réorganisateur de fragments – ces fragments grâce auxquels nous percevons de mieux en mieux ce qui nous entoure de la façon que les photographes l’ont inventé pour nous. La lumière suggère d’autres volumes, trace des chemins, elle est toujours utilisée comme élément, mais nous comprenons en regardant ce triptyque qui subvertit la composition par des cadrages successifs, que ces images qui instaurent la surface étale des sensations, révèlent également la fragilité du regard lui-même. C’est dans ces fragilités que s’insinue la pulsion esthétique. Tereza Siza (Centro Português de Fotografia) |